Você lava os cabelos todos os dias? No inverno usa água quente e nunca presta atenção aos produtos que usa e a quantidade deles?
O seu diagnóstico? Cabelos maltratados!
Sério amiga, na hora de higienizar os fios você precisa tomar muito cuidado e prestar atenção em uma série de fatores. Afinal de contas, esse pode ser o problema dos seus cabelos não crescerem e estarem danificados.
Vemmmm comigo que eu vou te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre como lavar os cabelos corretamente e aproveitar melhor a sua linha de tratamento.
Antes de tudo, produtos, produtos e mais produtos.
Sabia que cada um tem a sua função bem definida?
Então amiga, o shampoo serve para limpar o couro cabeludo, mas isso eu tenho certeza que você já sabia, né? Mas limpar significa abrir as cutículas dos fios e dessa forma deixar os próximos produtos agirem e liberarem os seus componentes, como a máscara de tratamento.
A máscara é o passo seguinte e eu sei que na correria do dia a dia a gente pensa duas, três, até quatro vezes antes de lavar os cabelos ou até mesmo deixar agindo 10 min como diz a embalagem.
A minha dica? Canta, medita, faz uma esfoliação ou até mesmo uma ligação para sua mãe e pede aquela receita de pão de queijo que você está morrendo de vontade de comer e só ela sabe fazer.
Esse tempo é essencial e em casos onde o fio esteja mais danificado, recomendo deixar por até 20 min, ok?
Mas aí você vai me perguntar “Donattela, após a máscara é só lavar e pronto, acabou né?”.
Nããããão!
A máscara de tratamento serve para hidratar, nutrir e restaurar os fios, dependendo dos componentes que ela trouxer na fórmula, mas o processo não se encerra aí.
Lembra que o shampoo abre as cutículas dos fios para limpar e receber os nutrientes? Então, elas precisam ser seladas, para reter ali dentro os componentes que vão agir e tratar os fios.
Por isso a fase de condicionamento do fio é tão importante. Pois, além de hidratar e trazer emoliência, facilitando a hora de pentear os fios, o produto age selando e protegendo tudo que foi depositado ali dentro.
Viu só amiga! Nada de pular as etapas!
Além disso, se você é fã de banhos longos e quentinhos no inverno é bom não exagerar, pois o calor em excesso prejudica e sensibilizam o couro cabeludo e a haste capilar, podendo deixar os fios mais oleosos, com caspa e ainda desbota a coloração.
Use água fria (eu seeeeei que é sofrido, mas é rapidinho, ok?), ou o mais próximo da temperatura ambiente na hora do enxágue.
Água quente e com fumacinha JAMAIS!
E aí amiga, curtiu as dicas? Fala pra mim se lavar os cabelos agora não vai ser uma experiência muito mais prática?
Não esquece de me contar lá pelo Instagram @donatticosmeticos se você está usando certinho os produtos e se ainda ficou com alguma dúvida ok?