O óleo vegetal nos cosméticos é uma tendência da indústria que agrada tanto os profissionais da beleza quanto o consumidor final. Isso acontece porque esse ingrediente, que pode entrar na fórmula de diferentes produtos, oferece benefícios para o corpo e para os cabelos sem agredir o meio ambiente.

Para os cabelos, mais especificamente, é notável como o óleo vegetal contribui para a beleza e nutrição dos fios. Por isso, tornou-se o queridinho dos salões, já que os resultados para as clientes são percebidos rapidamente.

Benefícios do óleo vegetal para os fios

O óleo vegetal nos cosméticos é o grande diferencial de muitas marcas que apostam no ingrediente para os seus produtos. Ele é encontrado não só em finalizadores como em shampoos e outros itens. Afinal, é uma matéria-prima bastante flexível em termos de uso e benefícios.

Desse modo, a tendência é que óleo vegetal substitua cada vez mais o óleo mineral, que pode prejudicar a saúde da pele, uma vez que obstrui poros, aumentando as chances de surgimento de acne. Outro problema dos óleos minerais é que podem prejudicar as glândulas que eliminam suor e oleosidade da pele.

Por consequência, é comum que haja alterações na pele. Isso ocorre em parte porque esses óleos têm origem do petróleo e repelem a água, o que impede que absorva outros ativos ricos no nutriente.

Já o óleo vegetal não agride a pele, pois permite que a água e outras substâncias presentes nos cosméticos sejam absorvidos. A explicação é que este óleo se assemelha mais com a estrutura da pele. Além disso, consegue até mesmo evitar que ela perca os líquidos e desidrate.

Ele possui ainda a vantagem de garantir que a pele respire de forma adequada e assimile a luz do sol, o que é essencial para manter a sua saúde. Além disso, contribui com o tratamento das peles ressecadas. Quanto a sua origem, provém em especial de frutas, frutos e sementes.

Devido a todas essas características, o óleo vegetal é menos propenso a provocar reações alérgicas. Dito isso, as vantagens interferem, inclusive, no uso de cosméticos para os cabelos, não só em relação às clientes do seu salão, mas também à saúde dos cabeleireiros, que entram em contato direto com os produtos.

Vantagens para o meio ambiente

O uso de óleo vegetal nos cosméticos é um grande aliado do meio ambiente e, por isso, são considerados produtos ecologicamente corretos. Entre as razões, está o fato de ser biodegradável, sendo que leva até 28 dias para se decompor.

Mesmo assim, é essencial descartá-lo de forma adequada, para que outras substâncias não se unam a ele na hora do descarte irregular. Nesse caso, ele prejudicaria a oxigenação da água e, por consequência, a sobrevivência dos seres vivos que habitam o local.

Além disso, o problema do descarte dos óleos é maior quando estão em grandes quantidades, o que não ocorre ao estarem na fórmula dos cosméticos. Nesses produtos, a sua quantidade é pequena e não oferece riscos à natureza.

Ao ser aplicado na pele, é absorvido e processado por enzimas. Esse é mais um motivo para os salões de beleza apostarem no uso de óleo vegetal nos cosméticos, assim como indica-los para os consumidores finais, garantindo a fidelização das clientes e a sustentabilidade do meio ambiente.

Óleo vegetal nos cosméticos da Donatti

Como já dito, o óleo vegetal nos cosméticos pode ser extraído de diferentes plantas, o que exige processos de extração e refino distintos de acordo com a sua fonte. De todo o modo, o processo sempre consegue preservar os demais nutrientes da planta, como antioxidantes e anti-inflamatórios, além do seu óleo.

Portanto, como já explicado, os produtos com a substância proporcionam benefícios diversos para a saúde dos cabelos. É o caso das fórmulas desenvolvidas pela marca Donatti, que investe em cosméticos com óleos vegetais da mais alta qualidade.

A linha Mio Ricci, indicada para cabelos cacheados, hidrata e define os cachos, para tanto, conta em sua composição com diversos óleos, entre eles o sacha inchi, considerado o melhor do mundo em ácidos graxos. Já a linha BioDetox é ideal para tratar fios pós praia e piscina, volumosos, desnutridos, com frizz e sem vida.

Isso porque o óleo argan ajuda a repor os nutrientes, controlar a oleosidade dos fios e hidratá-los. Esses produtos são de uso profissional e de manutenção, assim, não podem faltar no seu salão de beleza, já que garantem a satisfação das clientes.

O mesmo pode-se dizer da linha Lavandino Coconut, que tem shampoos e condicionadores. Na sua fórmula está o óleo de coco, amplamente conhecido pelos seus benefícios de nutrir os fios e deixá-los belíssimos.

Já a linha Baobá Reduce da Donatti é recomendada na hora de reduzir o volume dos cabelos, bem como alinhar os fios mais rebeldes. Esse óleo vegetal é fonte de vitamina E e C e prepara as fibras para o alisamento, proporcionando um resultado saudável e fantástico.

Há também a linha PH Equilíbrio para o pré e pós-química, inclusive, em fios secos e porosos. Afinal, combina em sua fórmula o aloe vera e o óleo de argan, que são excelentes para regenerar e hidratar os cabelos. Assim, é possível garantir a saúde dos fios quimicamente tratados das suas clientes.

Como você pode ver, a Donatti Professionale conta com uma linha completa de produtos para atender as mais diversas necessidades do seu salão e você ainda pode indicar produtos de manutenção para que suas clientes utilizem em casa. Então, clique aqui e faça a sua encomenda hoje mesmo.