Como lavar o cabelo corretamente?
Um guia completo para você entender passo a passo.

woman-3288365_1280

Você lava os cabelos todos os dias? No inverno usa água quente e nunca presta atenção aos produtos que usa e a quantidade deles?

O seu diagnóstico? Cabelos maltratados!

Sério amiga, na hora de higienizar os fios você precisa tomar muito cuidado e prestar atenção em uma série de fatores. Afinal de contas, esse pode ser o problema dos seus cabelos não crescerem e estarem danificados.

Vemmmm comigo que eu vou te ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre como lavar os cabelos corretamente e aproveitar melhor a sua linha de tratamento.

Antes de tudo, produtos, produtos e mais produtos.

Sabia que cada um tem a sua função bem definida?

Então amiga, o shampoo serve para limpar o couro cabeludo, mas isso eu tenho certeza que você já sabia, né? Mas limpar significa abrir as cutículas dos fios e dessa forma deixar os próximos produtos agirem e liberarem os seus componentes, como a máscara de tratamento.

A máscara é o passo seguinte e eu sei que na correria do dia a dia a gente pensa duas, três, até quatro vezes antes de lavar os cabelos ou até mesmo deixar agindo 10 min como diz a embalagem.

A minha dica? Canta, medita, faz uma esfoliação ou até mesmo uma ligação para sua mãe e pede aquela receita de pão de queijo que você está morrendo de vontade de comer e só ela sabe fazer.

Esse tempo é essencial e em casos onde o fio esteja mais danificado, recomendo deixar por até 20 min, ok?

Mas aí você vai me perguntar “Donattela, após a máscara é só lavar e pronto, acabou né?”.

Nããããão!

A máscara de tratamento serve para hidratar, nutrir e restaurar os fios, dependendo dos componentes que ela trouxer na fórmula, mas o processo não se encerra aí.

Lembra que o shampoo abre as cutículas dos fios para limpar e receber os nutrientes? Então, elas precisam ser seladas, para reter ali dentro os componentes que vão agir e tratar os fios.

Por isso a fase de condicionamento do fio é tão importante. Pois, além de hidratar e trazer emoliência, facilitando a hora de pentear os fios, o produto age selando e protegendo tudo que foi depositado ali dentro.

Viu só amiga! Nada de pular as etapas!

Além disso, se você é fã de banhos longos e quentinhos no inverno é bom não exagerar, pois o calor em excesso prejudica e sensibilizam o couro cabeludo e a haste capilar, podendo deixar os fios mais oleosos, com caspa e ainda desbota a coloração.

Use água fria (eu seeeeei que é sofrido, mas é rapidinho, ok?), ou o mais próximo da temperatura ambiente na hora do enxágue.

Água quente e com fumacinha JAMAIS!

E aí amiga, curtiu as dicas? Fala pra mim se lavar os cabelos agora não vai ser uma experiência muito mais prática?

Não esquece de me contar lá pelo Instagram @donatticosmeticos se você está usando certinho os produtos e se ainda ficou com alguma dúvida ok?

Beijos, Donattela.