Ao trabalhar como cabeleireiro ou ter um salão de beleza, é essencial conhecer a estrutura do cabelo e a sua função, que não é simplesmente de emoldurar o rosto. Afinal, os fios protegem o couro cabeludo, inclusive, dos raios solares e dos agentes externos.

Ao ter isso em mente, é possível oferecer tratamentos ainda mais eficientes e de alta qualidade para as suas clientes. E da mesma forma, fazer uso de produtos com excelência no mercado.

Como é a estrutura do cabelo?

Para garantir um atendimento personalizado no seu salão, é necessário que os profissionais identifiquem a estrutura do cabelo. Isso é importante porque são os fios que recebem diferentes técnicas e conforme os produtos químicos agem em sua base, eles ficam mais bonitos e saudáveis ou o contrário se não for levado em conta a estrutura capilar e a qualidade dos cosméticos.

Dito isso, saiba que eles consistem em mais do que vemos, sendo que a parte visível dos fios é a chamada haste capilar. Como veremos adiante, ela é formada por três camadas, que dão as características do fio e estão sujeitas aos danos que o cabelo sofre.

Além disso, a haste possui apenas células mortas, por isso, não é comum sentir dor nos fios. Já os folículos pilosos é onde eles nascem e assemelham-se a bolsas pequenas, onde estão as células vivas, logo abaixo do couro cabeludo.

E abaixo do folículo está o bulbo capilar, que chamamos de raiz, onde há células que produzem as fibras capilares. Para ter uma ideia, os fios crescem de 1 a 1,5 cm por mês e existem cerca de 100 mil folículos produtivos que repõem de 50 a 100 cabelos por dia.

É nele também que estão as células responsáveis pela produção da melanina, que dá cor aos cabelos. Vale dizer que com o passar do tempo, essas células morrem, assim, os cabelos se tornam grisalhos e depois brancos.

Outras partes da estrutura do cabelo são a papila dérmica, por onde passam os nutrientes e hormônios do sangue rumo ao bulbo capilar. E o bulge de células-tronco, que se trata de um reservatório de células embrionárias com o papel de regenerar tecidos e garantir a estrutura dos fios.

Estrutura do cabelo: as três partes que formam a haste capilar

Os fios visíveis, ou melhor, as hastes capilares, são divididos em três partes, formando a estrutura do cabelo. Uma delas é a cutícula, que consiste na camada mais externa do fio, por isso, tem a função de controlar a entrada e a saída de água na fibra.

Além disso, é formada por até oito camadas sobrepostas de células e possui ao seu redor uma camada de lipídios que nutri o fio. Essa é uma camada transparente, permitindo ver a cor do cabelo ou mesmo tingi-lo. E por ser a parte mais externa, está sujeita ao ressecamento, enfraquecimento, porosidade e queda.

Isso é possível porque a oxidação, o calor e mesmo a química, quando excessiva, conseguem romper essa camada protetora. Outra parte da haste capilar é o córtex, que define a sua cor, forma e resistência, sendo a maior da fibra capilar.

É também onde está a queratina, ou seja, a proteína do cabelo, que confere forma, elasticidade e resistência aos fios. Assim, quanto mais cadeias de proteínas e aminoácidos houver no córtex, mais forte e bem estruturado é o cabelo.

Afinal, ele pode ter até 95% de proteínas e a queratina é a em maior quantidade. Já a pigmentação é de responsabilidade da melanina, um pigmento que também está no córtex e confere coloração aos fios. Tem importante papel ainda nas ligações químicas dos fios.

Entre elas, a ligação de hidrogênio, que ocorre quando o cabelo está molhado e pode mudar a sua forma, ao fazer uma escova, por exemplo. Mas a ligação é prejudicada mesmo quando perde água, como nos processos de alisamento.

Por sua vez, a ligação salina é mantida quando o pH é neutro, o que é ideal para os fios. Há também a ligação de enxofre que, embora seja resistente, rompe-se perante uma ação química, a exemplo de um alisamento químico ou relaxamento capilar.

Por fim, a parte mais interna é a camada chamada medula, que tem a função de estimular o crescimento de novos fios. Desse modo, distribui os nutrientes, como os minerais e vitaminas da raiz até as pontas, garantindo a saúde da estrutura do cabelo.

Importância de utilizar produtos de qualidade nos cabelos

Como é possível concluir, a estrutura do cabelo é complexa e fascinante. Entender como ela funciona é essencial para usar o ciclo capilar a favor da cliente do seu salão ou para indica-la os melhores produtos para manutenção no dia a dia. Nesse sentido, é bom saber que os fios não crescem de maneira permanente, mas sim, em ciclos, sendo que cada fio cresce independente dos demais.

É por isso que eles não caem todos de uma só vez, somente na fase elógena, quando o cabelo para de crescer e o fio se solta do couro cabeludo. Porém, quando um fio cai, outro nasce em seu lugar. Outra fase é a anágena, em que o cabelo está em pleno crescimento.

Já na fase catágena, o fio reduz o seu ritmo de crescimento. Nesse sentido, entende-se a importância dos produtos de qualidade, que contribuam com a nutrição, saúde e beleza dos fios. Além disso, é importante usar uma marca especialista nas diferentes necessidades da sua cliente.

Para tanto, você deve oferecer produtos para o momento de cada cliente, ao analisar como é a estrutura capilar e qual etapa precisa de técnicas especificas, seja para reconstrução, nutrição, hidratação, transformação, finalização, coloração ou simplesmente lavar os fios.

E se você quer garantir o melhor atendimento no seu salão, conheça as linhas profissionais da Donatti, marca especialista no segmento. Clique aqui agora mesmo e confira produtos inovadores e com matérias-primas da mais alta qualidade.