Alisamento, relaxamento, descoloração e pintura são alguns dos tratamentos mais procurados nos salões de beleza. E, além de exigirem conhecimento e produtos de qualidade, é essencial que o cabeleireiro saiba orientar as clientes a respeito dos cuidados que se deve ter com o cabelo pós-química. Para tanto, há várias recomendações para evitar que os fios sejam prejudicados no decorrer dos procedimentos. Eles se referem tanto aos hábitos rotineiros importantes quanto ao uso de produtos que agem na recuperação. Se você orientar de forma adequada a sua cliente, com certeza, terá uma clientela fiel e satisfeita.

Por que tratar o cabelo pós-química?

Quando o cabelo passa por algum tratamento que envolve química, como pintura, descoloração, relaxamento, alisamento e outros, é normal que ele sofra algum dano. Entre eles, fios frágeis, ressecados, sem brilho e sem movimento. Para reduzir esse risco, o melhor é usar produtos de qualidade, assim como buscar profissionais competentes para realizar o procedimento. Mesmo assim, é essencial seguir alguns cuidados, afinal, as químicas atuam nas fibras capilares e podem causar reações nem sempre previsíveis. Isso é ainda mais fácil de acontecer quando a química atual reage com procedimentos anteriores. Mas, a boa notícia é a possibilidade de tratar o cabelo pós-química com produtos que nutrem e garantem ótimos resultados, como a recuperação da saúde e da beleza dos fios. Além disso, com os produtos certos, é possível até mesmo prolongar o efeito do tratamento e melhorar o aspecto que se quer dar aos fios. Desse modo, o cabelo descolorido, por exemplo, não só fica mais bonito, sem amarelar, como também não corre o risco de ficar com a textura elástica.

Como cuidar do cabelo pós-química?

Para evitar danos aos fios e garantir resultados mais satisfatórios para as clientes do seu salão, é importante recomendar alguns cuidados. Entre eles, depois de receber a química, é adequado que os fios sejam expostos ao calor somente se estiverem protegidos. Assim, ao expor o cabelo aos raios solares ou mesmo na hora de secá-los ou fazer chapinha, é necessário aplicar produtos com proteção solar ou um protetor térmico. Porém, quando possível é melhor evitar os modeladores elétricos, pois eles causam a perda da umidade natural. Nesse caso, o resultado inevitável são fios ainda mais quebradiços. Fale também para a sua cliente não lavar o cabelo pós-química todos os dias, uma vez que esse hábito estimula o seu ressecamento. Quem não tem o cabelo muito oleoso pode lavá-lo a cada três ou quatro dias. E mais, vale a pena deixar os fios secarem ao natural, sem usar o secador. Por outro lado, lembre as suas clientes que não é uma boa ideia dormir com eles molhados, já que esse hábito é bastante prejudicial. Ter paciência é mais um sábio conselho, afinal, é comum que os danos no cabelo pós-química apareçam simplesmente porque não foi respeitado o período mínimo para uma nova aplicação. Independente do motivo para o novo tratamento, esse comportamento pode causar grandes danos. É indicado ainda montar um cronograma capilar, ou seja, uma rotina de cuidados diários. Nele, é possível incluir hidratação, nutrição e reconstrução através de um conjunto de produtos. Mas é preciso que os produtos combinem com o tipo de cabelo da cliente e com suas necessidades específicas. Da mesma forma, é essencial usar shampoo, condicionador e máscara específicos para cabelos pós-química. Isso porque eles possuem fórmulas com aminoácidos, proteínas e vitaminas que promovem uma recuperação assertiva. Outro grande aliado é o leave-in, já que ele cria uma película de proteção em volta dos fios.

Melhores produtos para cabelo pós-química

A qualidade dos produtos para cabelo pós-química faz toda a diferença na hora de obter resultados mais rápidos e satisfatórios. Por isso, é fundamental buscar marcas especializadas em tratar todos os tipos de fios e as suas mais diversas necessidades. Além disso, o melhor é optar por shampoos suaves, com ingredientes naturais, que não agridem os fios e lavam com mais suavidade. Assim, para garantir a saúde do cabelo pós-química, a Donatti Cosméticos conta com a linha PH Equilíbrio, ideal também para a fase pré-química. A linha possui shampoo, que lava com delicadeza os fios, equilibra o seu pH, e o bálsamo acidificante, que também regula o pH, além de desembaraçar e realinhar a cutícula dos fios. Para tanto, sua fórmula recebe aloe vera e óleo de argan. Por serem antioxidantes, conseguem regenerar a fibra do cabelo pós-química. A Donatti oferece ainda a linha Restauratti, que reconstrói as fibras capilares tanto interna quanto externamente, interrompendo o emborrachamento dos fios, desenvolvendo a força e a estrutura. Assim, os cabelos voltam a ser brilhosos e sedosos ao receber uma película protetora  que prolonga o efeito do tratamento. E a cliente ainda tem a opção de levar para casa a linha de manutenção. Agora que você já sabe quais são os produtos que não podem faltar no seu salão para tratar o cabelo pós-química das suas clientes, clique aqui. E conheça melhor a Donatti, especialista em cosméticos para os fios.