Seja em casa seja no salão de beleza, é essencial que os cabelos lisos recebam a atenção e o cuidado que eles merecem.

Afinal, assim como os demais tipos de fios, é comum que apresentem oleosidade na raiz, pontas secas e ralas, falta de movimento e até frizz quando não ganham os tratamentos adequados.

No entanto, a boa notícia é que tudo isso pode ser evitado com cuidados essenciais e diários. E claro, com o uso de produtos de qualidade para lavar os fios e tratá-los nas mais diversas situações.

Por isso, donos de salão de cabeleireiros devem saber como oferecer os melhores tratamentos para as suas clientes e orientá-las a cuidar dos seus fios em casa.

5 cuidados diários essenciais para os cabelos lisos

Uma rotina de cuidados diários é o que garante que se tenha fios sempre bonitos e saudáveis. Por isso confira algumas dicas que separamos para você:

Não lave todos os dias

Entre os principais cuidados para este tipo de fio estão as recomendações na hora de lavá-los, o que não deve ser feito todo os dias.

Isso ocorre porque o hábito promove uma maior produção de óleo por parte dos fios, já que eles tentam compensar o que foi retirado.

Então, o mais apropriado é lavar o cabelo liso um dia sim e um dia não.

Não se esqueça de sempre massagear muito bem a raiz enquanto o shampoo é aplicado.

Utilize shampoo adequado e enxague até remover todos os resíduos

Da mesma forma, é essencial enxaguar os fios até remover totalmente o produto.

Outra dica é preferir um shampoo de limpeza suave para o uso diário, assim como usar água fria ou morna e nunca quente.

Assim, é possível garantir que as cutículas do cabelo liso se fechem e ganhem mais brilho, além de evitar o aparecimento de caspa.

Corte as pontas com frequência

Mais uma dica para cabelos lisos é cortar as pontas com frequência, por isso, as idas ao salão de beleza devem ser regulares.

Dessa maneira, os fios crescem com mais rapidez e as pontas duplas nunca aparecem.

Prenda com tecidos apropriados

E por mais que se queira prender o cabelo, é necessário evitar o uso de elásticos, uma vez que facilmente eles conseguem romper os fios, então, o melhor é usar soluções de tecido.

Evite passar a mão e use pentes de madeira

Outro hábito que deve ser evitado é ficar passando a mão no cabelo, pois essa mania contribui muito para o ganho de oleosidade.

Além disso, a forma de pentear ajuda a manter os cabelos lisos sempre bonitos.

Nesse sentido, a dica é preferir os pentes de madeira e com cerdas largas, já que esse material remove a eletricidade estática dos fios e não deixam que eles fiquem arrepiados.

Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é mais uma dica que contribui com a beleza dos cabelos lisos.

Isso acontece porque a queratina os compõe, ela é uma proteína que o corpo produz.

 Assim, ao se alimentar de maneira adequada, com um cardápio rico em todos os grupos alimentares, inclusive, as proteínas, o organismo recebe toda a variedade de aminoácidos essenciais que ajudam na sua formação.

Cabelos lisos, como hidratar do jeito certo

A hidratação dos cabelos lisos é outro ponto essencial para que eles se mantenham sempre saudáveis, brilhosos e macios.

E isso deve ser feito mesmo quando eles são oleosos, sendo um grande engano pensar que fios desse tipo não precisem ser hidratados.

Desse modo, uma dica é não só investir em um shampoo de qualidade específico para cabelos lisos como também ter a mão sempre um condicionador adequado.

Ele deve ser aplicado apenas no comprimento do cabelo depois de usar o shampoo. E nunca chegar ao couro cabeludo, o que apenas vai aumentar a sua oleosidade.

Recomenda-se ainda usar na sequência uma máscara fortalecedora para reparar as cutículas e diminuir a quebra dos fios.

Já os cabelos lisos secos ou ressecados exigem cuidados redobrados, o que inclui aplicar uma máscara reparadora depois da lavagem para que eles voltem a ter brilho e maciez.

Cuidados essenciais em salões de beleza e em casa

Além de produtos específicos para cabelos lisos, é fundamental que eles recebam produtos da mais alta qualidade, seja na hora de ir no salão de beleza seja ao tratá-los em casa.

Por isso, é importante frequentar locais que priorizem a compra de marcas reconhecidas no mercado.

Por sua vez, é imprescindível que os salões de cabeleireiros adquiram produtos confiáveis, que garantam a saúde e a beleza dos fios das suas clientes.

E por consequência, a satisfação delas, assim, o salão consegue conquistar sempre novas clientes e fidelizar quem já conhece o estabelecimento.

Já na hora de tratar os cabelos lisos em casa, é preciso dar a mesma atenção ao adquirir os produtos que serão aplicados nos fios.

Como a Donatti pode te ajudar?

A boa notícia é que a marca Donatti, que é especialista em cosméticos da mais alta qualidade para os cabelos, conta com linhas completas de produtos profissionais e para a manutenção.

Ou seja, enquanto os profissionais atendem os salões de cabeleireiros, os produtos de manutenção são essenciais para cuidar dos cabelos em casa.

Assim, é possível garantir a mesma qualidade dos tratamentos tanto no salão quanto no cuidado diário.

Além de não contarem sal e nem sulfatos que prejudicam a saúde dos fios, os produtos da Donatti limpam com suavidade o couro cabeludo de modo a hidratar bem os fios.

Entre as opções, a linha Baobá Reduce reduz o volume e alinha os fios rebeldes, para tanto, conta com óleo de baobá, que é fonte de vitaminas C e E, além de ser antioxidante.

Também indicamos essa linha para os fios antes do alisamento, já que devido aos seus efeitos calmantes e cicatrizantes proporciona uma aparência linda e natural.

O resultado se dá pelos 16 aminoácidos da sua fórmula, presentes na linha Baobá Reduce profissional para cabeleireiros e também na linha manutenção para os cuidados em casa.

Clique aqui e confira todas as linhas de produtos profissionais e para manutenção da especialista em cosméticos para os cabelos Donatti.