Não é novidade que os cabelos podem sofrer muito e ficarem danificados com a exposição dos fios ao sol, ao sal do mar e ao cloro da piscina. No entanto, a boa notícia é que existem diferentes dicas para recuperar os cabelos ou evitar os danos e curtir o verão sem preocupações.

Portanto, se você possui um salão de beleza precisa estar equipado com os melhores produtos para atender suas clientes quando voltarem das férias com os fios danificados pelas praias e piscinas. E, principalmente, para orientá-las, evitando que os cabelos se danifiquem.

Confira as principais informações a respeito do assunto lendo este artigo.

Cutícula capilar e proteção dos fios

Para entender melhor os danos sofridos pelos cabelos, é necessário saber que o cabelo possui uma cutícula, que é constituída por escamas. O normal é que elas estejam bem fechadas de modo a proteger os fios, evitando assim que percam a sua umidade e nutrientes.

Por outro lado, alguns agentes podem prejudicar esse equilíbrio. Exemplos de agentes são a água salgada do mar, o cloro das piscinas e o calor excessivo, que têm o poder de abrir a cutícula capilar. Por consequência, o cabelo se torna mais suscetível aos agentes agressivos.

Então, é normal que após o período de férias, os salões de beleza recebam muitas clientes com os cabelos danificados. Desse modo, cabe a você devolver fios saudáveis e brilhosos para os cabelos danificados.

Cabelos danificados: como o verão agrava o enfraquecimento dos fios

Com o desequilíbrio da proteção capilar, a tendência é que os fios se tornem opacos, ressecados e que apresentem pontas duplas e frizz. Além disso, o quadro costuma ser pior nos cabelos que recebem tratamentos químicos, como alisamento e tintura.

A explicação é que esses tratamentos têm potencial para deixar a cutícula capilar ainda mais aberta. Assim, o resultado são fios totalmente enfraquecidos. Assim, a lista de danos que os cabelos sofrem quando são expostos de maneira excessiva ao sol, na praia ou na piscina, é longa.

Além de perda do brilho, os fios podem ficar fracos e quebradiços. Isso acontece porque os raios solares, a água salgada do mar e o cloro das piscinas destroem a camada que protege cada um dos fios. O mesmo acontece com o couro cabeludo.

O sol em demasia, por exemplo, pode até queimá-lo, inclusive, se os fios forem mais finos. E se isso acontecer, é possível que inicie um processo inflamatório no couro cabeludo, aumentando a queda de cabelo.

Já as mulheres com cabelos loiros podem ficar com os fios esverdeados, devido ao efeito do cloro usado nas piscinas. Mas essa substância e outras usadas nas piscinas podem deixar todos os tipos de cabelos fragilizados.

Enquanto isso, o sal presente na água do mar é mais um agente nocivo, porque consegue sugar a água dos fios, deixando-os secos, quebradiços e opacos.

Cuidados para os cabelos na praia e piscina

Apesar dos danos causados nos cabelos expostos ao sol, à praia e à piscina, as mulheres não precisam deixar de frequentar esses locais. Afinal, há vários tratamentos e cuidados que ajudam a recuperar os fios e que podem ser feitos tanto por elas próprias quanto por um cabeleireiro.

Por isso, é importante você saber todas as dicas para cuidar dos cabelos danificados. Desse modo, consegue deixar suas clientes satisfeitas com a recuperação dos fios.

E mais, você como cabeleireiro deve indicar produtos pré-verão, para que os prejuízos aos cabelos sejam menores. Afinal com os cabelos fortes, os danos sofridos serão quase imperceptíveis. E também indicar os melhores tratamentos pós verão a fim de recuperar o dano causado.

Como evitar que os cabelos não fiquem danificados?

Veja a seguir as principais dicas para você recomendar as suas clientes:

  • Hidratação deve começar antes do verão

Lembre a sua cliente que a melhor forma de evitar os danos aos cabelos é com a prevenção. Para tanto, é preciso tratamento antes de começar a temporada de férias. Assim, quando sua cliente for à praia e a piscina os cabelos estarão fortalecidos.

Diga a ela ainda que a hidratação no dia a dia também é essencial. E quando terminar o verão, já agende um tratamento intenso com produtos específicos. Por isso, você, como proprietário de salão, deve oferecer os melhores produtos para auxiliar as suas clientes.

Conheça a Linha Biodetox Professionale

  • Importância de proteger o cabelo antes de entrar na água

Um produto sem enxágue e com proteção UV é a maneira mais assertiva de criar uma película protetora no cabelo. Então, indique as suas clientes mais esse cuidado para que elas possam curtir a praia e a piscina sem causar muitos danos aos fios.

Conheça a Linha Biodetox Manutenzione

  • Não esquecer de remover o excesso de resíduos

Informe às clientes ainda sobre a importância de usar os chuveiros de praias e piscinas para remover o excesso de sal e de cloro dos cabelos. Com esse cuidado, os danos aos fios são minimizados.

Como recuperar os cabelos já danificados?

Por fim, mais uma dica fundamental é a de usar apenas produtos de qualidade na hora de atender suas clientes no salão. Caso contrário, você não conseguirá proporcionar a recuperação completa dos fios danificados.

Então, esteja atento às linhas que oferecem produtos completos para atender suas clientes nas mais diversas necessidades.

Entre as linhas de hidratação da Donatti, para este caso, indicamos a Linha de BioDetox Professionale e Manutenzione.

Professionale

A Linha BioDetox Professionale é usada por cabelereiros que diagnosticam, no cabelo da sua cliente, a necessidade da restauração através de uma hidratação intensa, devolvendo a vitalidade aos fios. A Linha Biodetox Professionale é desintoxicante e adstringente e é composta por três passos:

  • O Shampoo Refrescante que é descongestionante e limpa com suavidade o couro cabeludo, removendo o excesso de oleosidade.
  • O Repositor de Carbono que traz o equilíbrio hídrico, é rico em agentes catiônicos e promove a reposição de massa, deixando os cabelos sedosos, brilhantes e com balanço natural.
  • E, por fim, o Realinhador Hidratante que abaixa o pH das fibras capilares promovendo realinhamento sem alisar. Ideal para redução de frizz e fechamento de cutículas.

Manutenzione

Já a Linha Biodetox Manutenzione é excelente para o cuidado com os cabelos antes, durante e depois da exposição ao sol, ao mar e à piscina. Conheça:

  • O shampoo limpa com suavidade o couro cabeludo, removendo o excesso de oleosidade.
  • A máscara possui bálsamo ultra hidratante ajuda a equilibrar a proporção lipídica e hídrica dos fios.
  • O leave in prolonga os efeitos do tratamento de desintoxicação, conta com efeito anti-frizz e regenera o brilho dos cabelos.
Ao indicar a linha para uso e prevenção de suas clientes, você garante que antes da praia o cabelo já se fortaleça, ao utilizá-la durante a praia o cabelo se desmineraliza e no pós verão a cliente continua a utilizar para realizar a manutenção.

Caso não seja possível fazer esta manutenção e os cabelos estejam de fato muito danificados, fique tranquilo porque com a linha Professionale você conseguirá tirar todos os resíduos de sódio, cloro e outros dos cabelos de suas clientes, trazendo toda a vitalidade de volta.

Com o uso desses produtos, seu salão consegue oferecer tratamentos exclusivos e da mais alta qualidade. Para saber mais, clique aqui e adquira hoje mesmo o melhor em tratamento de cabelos do mercado.