O distribuidor de cosméticos é um profissional estratégico no ramo da beleza, pois é ele quem permite que lojas e salões de beleza tenham acesso facilitado às marcas de produtos. Por isso, conhecer diversos fornecedores significa poder escolher com maior clareza a marca principal que irá levar para os seus clientes.

Estes também são os profissionais mais bem informados sobre as novidades do segmento. Desse modo, conseguem fazer com que cheguem os últimos lançamentos em termos de cosméticos para a sua clientela. Mas para fidelizar os clientes é essencial dispor de um mix de produtos de qualidade e adequado para o seu público.

Para tanto, é preciso que o distribuidor conheça muito bem o perfil do público e entenda as suas principais necessidades. Esse cuidado faz toda a diferença para garantir a satisfação dos proprietários de salão de beleza e profissionais que integram a sua lista de clientes.

Por que ser um distribuidor de cosméticos?

A profissão de distribuidor de cosméticos é atrativa para pessoas que buscam uma atividade em que possam trabalhar por conta, com flexibilidade de horários e autonomia para tomar as próprias decisões. Por isso, é muito procurada por profissionais que seguem a tendência de terem o seu próprio negócio.

Além disso, o ramo de cosméticos é bastante estável e está em constante crescimento. Afinal, muitos consumidores sempre compram produtos de beleza e têm em sua rotina o dia de ir ao salão.

No entanto, para obter sucesso como distribuidor de cosméticos é fundamental estudar o mercado, para identificar não só o seu público-alvo como também a concorrência. Dominar conhecimentos administrativos é outro pré-requisito para garantir a boa gestão do seu negócio.

E com a adequada precificação dos produtos, é possível obter bons lucros mensais. E claro, é fundamental oferecer para os seus clientes as melhores marcas de cosméticos, que tenham linhas completas de produtos com qualidade e que atendem as mais diversas necessidades do consumidor final.

Cuidados importantes na distribuição de cosméticos

Não somente no Brasil, mas também no mundo, a indústria de cosméticos está em pleno crescimento. De acordo com a consultoria McKinsey, ela gera 500 bilhões de dólares em vendas por ano. No entanto, é essencial que o distribuidor de cosméticos esteja atento a alguns cuidados.

Afinal, por mais promissor que seja o mercado, trata-se de um ramo bastante concorrido, que passa por sazonalidades e mudanças no comportamento de compra do consumidor, o que interfere nas vendas para os seus clientes. Portanto, a gestão da logística pode ser muito desafiadora.

Isso acontece porque o distribuidor de cosméticos deve ser bem organizado para trabalhar de modo que nunca falte os produtos encomendados pelos clientes. Vale lembrar que deixar de atender um cliente com o que ele precisa pode resultar na sua perda.

Da mesma forma, é importante estar atento aos lançamentos e oferecê-los. Caso contrário, salões de beleza e profissionais do ramo podem preferir negociar com outro distribuidor.

Dicas para ter sucesso como distribuidor de cosméticos

Perante os cuidados que um distribuidor de cosméticos deve ter para conquistar sucesso no seu negócio, uma dica importante é focar na experiência do cliente. Essa é uma tendência em todos os segmentos de mercado, já que, muitas vezes, cliente satisfeito é aquele que recebe um atendimento personalizado.

Entenda o que os clientes precisam

É essencial entender o que ele precisa e oferecer um mix de produtos na medida certa das suas necessidades. A experiência engloba ainda a maneira como ele faz o pedido e como recebe a encomenda. Então, é preciso que os procedimentos estabelecidos sejam práticos, seguros e ágeis.

Hoje em dia, com a internet, se tornou muito mais fácil a comunicação com fornecedores e clientes. Por outro lado, se o seu público prefere o atendimento presencial ou por telefone, você deve dar isso a ele.

Logística e entrega dos produtos

Outra dica para ser um distribuidor de cosméticos com uma clientela fiel é estar atento ao modo como os produtos são transportados. No segmento de cosméticos, é importante entregar as mercadorias com cuidado para que elas não sofram nenhum dano.

No caso de produtos para os cabelos, devem estar bem embalados para que não ocorram vazamentos. O mesmo cuidado serve para que não sejam vendidos produtos fora do prazo de validade.

Aliás, isso exige uma atenção especial à logística, que já foi mencionada. Assim, é importante comprar volumes adequados de produtos para não correr o risco de faltar para os clientes e nem de sobrar depois que passaram da validade.

Em relação a logística ainda, vale a pena contar com um sistema que ajude a evitar erros, para que os clientes não recebam produtos errados, por exemplo. Esse é mais um motivo que pode levar o distribuidor a perder vendas.

Armazenamento dos produtos

E claro, os produtos precisam ficar bem armazenados até o momento de serem entregues para os clientes. No caso dos cosméticos, um cuidado extra é com a temperatura, que se estiver inadequada pode prejudicar a qualidade a mercadoria.

Seja distribuidor exclusivo de uma marca

Uma dica para ter sucesso como distribuidor de cosméticos é oferecer aos clientes produtos de qualidade e conhecer a fundo cada um deles. Para tanto, a marca Donatti, especialista em cosméticos para os cabelos, possui linhas completas de cuidados para os diferentes tipos de fios. Além disso, possui vantagens para distribuidores exclusivos com objetivo de otimizar seu tempo e reduzir seu gasto diário em visitas aos salões. Para saber mais, conhecer nosso catálogo e ser um distribuidor, clique aqui.