Com certeza você já parou pra pensar no impacto do seu trabalho na autoestima das suas clientes; se não, é hora de fazer isso!

Cronograma capilar, umectação, hidratação, selagem, nutrição, transição capilar: palavras que certamente estão ou já estiveram no vocabulário de muitas mulheres! Uma pesquisa realizada em 2017 mostrou que a maioria delas conecta a saúde de seus cabelos com autoestima elevada, e o profissional responsável pelo cuidado com as madeixas é personagem principal nessa história, já que se torna um confidente sobre as inseguranças e desejos das clientes em relação às suas cabeleiras.

É neste momento que o papel do profissional da beleza começa a ultrapassar o limite técnico e invade uma importante fatia da vida da cliente: a autoestima. É uma rotina constante nos salões as fotos e vídeos com sorrisos largos postados nas redes sociais após um corte incrível, uma nova morena iluminada, cacheados soltinhos depois de uma transição capilar ou aquele brilho de ofuscar os olhos após uma reconstrução. Vai dizer que não é prazeroso ver o quanto um cabelo bem cuidado faz bem para sua cliente?

melhorar autoestima

Mas por que isso é tão importante?

Não precisamos dizer que cliente feliz é cliente que volta, não é mesmo? Mas vamos um pouquinho além e pensar no momento que estamos vivendo. Depois de tanto tempo de pandemia, pesquisas indicam que o distanciamento social trouxe impactos importantes na autoestima das mulheres.

A autoestima e o autocuidado estão ligados diretamente à saúde mental, muito discutida e relevante hoje em dia. Ainda que a autoestima esteja além da aparência física, a relação das mulheres com os cabelos ainda é muito forte, então um cabelo bonito e bem tratado é uma ajudinha de peso para fazer as pazes com o espelho e iniciar o processo de autoaceitação.

Em uma época em que é tão necessário o fortalecimento da saúde psicológica para lidar com as consequências de uma pandemia, dar uma forcinha nesse processo deixando os fios mais belos é de inestimável valor. Além disso, é muito claro que o impacto do fechamento do comércio foi devastador para o mercado dos salões de beleza, e a reabertura gradual é uma oportunidade de se reconectar com suas clientes, oferecer a elas uma experiência diferenciada para cuidar da autoestima e recuperar o que a pandemia levou delas e do seu negócio.

Vamos ver algumas dicas para fortalecer ainda mais a autoestima das nossas clientes?

  • Não reforce padrões: reconhecer a beleza de cada tipo de cabelo é um passo importante para a autoaceitação.
  • Referências são ótimas, mas evite comparações: se cada cabelo é único, sua beleza deve ser realçada, e não ofuscada na tentativa de substituir o natural.
  • Elogie sempre: não só o cabelo, mas também a personalidade, o jeito, as conquistas; sua cliente é muito mais que beleza física!
  • Trate as madeixas com produtos de qualidade: produto bom = cabelo bonito! E a Donatti tem linhas incríveis para todos os tipos de cabelo e de tratamento.