Os cuidados com os cabelos não devem se limitar às idas ao salão de beleza. Embora seja essencial visitar profissionais com frequência, os fios merecem atenção todos os dias. Para tanto, existem os produtos essenciais de home care, para a rotina de beleza.

O que são produtos home care?

Os produtos home care são os cosméticos que qualquer pessoa pode utilizar, no conforto da sua casa. Ou seja, não é preciso se deslocar até o salão de beleza para fazer um tratamento para os cabelos, por exemplo.

Por isso, encontramos esses produtos facilmente em farmácias, perfumarias, mercados e outros estabelecimentos. Além disso, os cosméticos home care tem como objetivo serem fáceis de usar, bem como garantirem resultados mais rápidos.

Outra diferença é que alguns fabricantes vendem os home care em embalagens menores, geralmente de 300ml ou 300g, enquanto os profissionais compram grandes embalagens.

Eles também contêm ingredientes mais amenos em sua fórmula, pois sua utilização em casa acontece com mais frequência. Em outras palavras, não há risco de sobrecarregam a estrutura do fio, pois são seguros para uso doméstico.

No entanto, assim como os produtos profissionais, os home care atendem diferentes necessidades. Afinal, entram na lista tanto os shampoos e condicionadores, quanto os finalizadores, máscaras capilares, tônicos e outros tipos de cosméticos para cuidar dos cabelos.

Mais uma vantagem desses produtos está no fato de atenderem os mais diversos tipos de cabelos. Por isso, na hora de escolher o kit home care para tratar os fios é essencial identificar qual o seu tipo.

Descobrindo seu tipo de cabelo

Para cuidar do jeito certo os cabelos, é fundamental saber qual o seu tipo de cabelo. Em geral, eles são classificados conforme a distribuição da oleosidade nos fios, desse modo, podem ser normais, secos, oleosos ou mistos.

Além disso, de acordo com a origem étnica da pessoa, a forma e estrutura do fio podem variar. Assim, é possível dizer que os cabelos orientais são retos; os caucasianos ficam entre o ondulado, o cacheado e o encaracolado; e os afros são crespos.

E mais, dentro desses quatro grandes grupos, existem subdivisões. Veja a seguir como é essa classificação:

Lisos

  • Lisos finos: também classificados como 1A, são bastante lisos, por isso, não possuem volume. Além disso, esse tipo de cabelo tem grande tendência para a oleosidade.
  • Lisos médios: chamados ainda de 1B, são bem lisos, mas apresentam um pouco de volume.
  • Lisos grossos ou 1C: são cabelos lisos e grossos, além de possuírem volume.

Ondulados

  • Ondulados finos: classificados ainda como 2A, são ondulados em forma de S bastante suave e não apresentam muito volume.
  • Ondulados médios ou 2B: são ondulados e formam um S perfeito. Costumam apresentar frizz.
  • Ondulados grossos: chamados também de 2C, são ondulados e volumosos, além de começarem a formar cachos soltos, que não estão grudados na raiz.

Cacheado

  • Cachos soltos ou 3A: são cabelos de cachos naturais, regulares e largos, que são formados com perfeição e redondos, além de serem mais finos;
  • Cachos fechados: classificados também de 3B, são cachos estreitos e bem formados, no entanto, mais fechados e grossos, que costumam ficar armados;
  • Cachos muito fechados: chamados ainda de 3C, são cachos muito fechados e estreitos, que ficam grudados uns nos outros e com um padrão definido.

Crespos

  • Crespos macios: classificados ainda como 4A, são cachos pequenos, definidos e muito fechados, que se assemelham a molas;
  • Crespos secos ou 4B: são cachos bastante fechados, em forma de zigue-zague, com pouca definição;
  • Crespos sem forma: chamados também de 4C, são cachos bem fechados, em forma de zigue-zague e sem definição alguma.

Produto home care ideal para cuidar do seu cabelo

Agora que você já identificou o seu tipo de cabelo, está na hora de saber quais são os produtos home care mais adequados para o seu caso. Confira a seguir:

Lisos

Os cabelos lisos são fáceis de ressecar, por isso, eles precisam de hidratação a cada duas semanas. Além disso, quem usa secador ou chapinha deve redobrar os cuidados, o que significa aplicar um protetor térmico nos fios sempre antes de aquecê-los.

Ondulados

Para os fios ondulados, os melhores produtos home care são aqueles que definem as ondas, a exemplo dos cremes para pentear ou ativadores de cachos. Outro cuidado é realizar uma hidratação profunda a cada duas semanas, sendo que o apropriado é escolher entre as máscaras e cremes para hidratar.

Cacheados

Já os cuidados home care para os fios cacheados são principalmente de garantir a sua definição. Assim, o leave in é uma ótima opção, recomenda-se a aplicação todos os dias. Assim como o reparador de pontas, no entanto, o adequado é que seja usá-lo em fios secos.

Mais um cuidado para esse tipo de cabelo é lavá-lo somente duas vezes por semana, de preferência, com shampoo anti-frizz ou para cabelos normais. Além disso, depois de lavados, os fios precisam passar por uma hidratação com creme de tratamento ou máscara de hidratação.

Crespos

Por fim, quem possui cabelos crespos deve hidratá-los com água quente e toucas térmicas. No entanto, a finalização da lavagem precisa ser com água fria, o que ajuda a evitar o frizz. Outra dica home care é aplicar creme para pentear e deixar os cachos secarem de forma natural.

Caso for preciso utilizar o secador o melhor é aplicar um pouco de gel nas pontas dos fios, depois do creme de pentear, assim como utilizar o difusor para definir os cachos.

Para escolher os produtos home care ideais para o seu tipo de cabelo, conheça a linha completa de cosméticos Donatti para os mais diversos tipos de fios. Clique aqui e escolha o que há de melhor em tratamento capilar.